Apoie, envolva-se, participe.

Nossas propostas

Conheça as principais sugestões para melhorar a capacidade, eficiência, fluidez e segurança das rodovias federais em Santa Catarina.

  • Execução de obras emergenciais de continuidade das marginais e melhorias nos entroncamentos nos segmentos de Camboriú, Itapema e Joinville, protocoladas na ANTT
  • Protocolar na ANTT obras para todo o segmento
  • Considerando a situação emergencial: estender o contrato de concessão para absorver os custos dos investimentos
  • Governo do Estado: Execução imediata das obras do trevo da rodovia SC 486 (Antônio Heil) com a BR 101
  • Garantir os investimentos previstos no Plano de Exploração Rodoviária
  • Garantir recursos para a conclusão da obra de duplicação em curso
  • Garantir recursos para Conservação, Restauração e Manutenção em todo o segmento – inclusive o trecho em duplicação (CREMA)
  • Identificar pontos de acidentes e estimar custo de melhorias – Projeto BR470 + Segura e Eficiente (FIESC) – no segmento Indaial – Campos Novos
  • Realizar estudo para concessão do corredor – BR-163, BR-282 até o entroncamento com a BR-470 e deste local até o litoral, sem considerar investimentos na duplicação em curso, incorporando o resultado do Projeto BR 470 + Segura e Eficiente (FIESC), visando uma concessão para manutenção e melhorias, além de gatilhos de demanda para ampliação de capacidade
  • Prover recursos para finalização das obras de ampliação de capacidade no segmento entre Ponte Serrada e São Miguel do Oeste
  • Garantir recursos para Conservação, Restauração e Manutenção (CREMA)
  • No trecho Lages – Palhoça realizar investimentos previstos no projeto BR 282 + Segura e Eficiente (FIESC), por meio de concessão do segmento ou recursos dos governos federal ou estadual
  • Garantir recursos para a conclusão da obra de duplicação
  • No Canal do Linguado, avaliar solução compatível ambiental e economicamente com a provável futura abertura do canal
  • Garantir investimento de Conservação, Restauração e Manutenção (CREMA) em todo o segmento – inclusive no que está em duplicação
  • Dar celeridade ao processo de estadualização do segmento da travessia urbana de Jaraguá do Sul (aprox. 9 km)
  • Realizar estudo para concessão sem considerar os investimentos na duplicação, em curso
  • Duplicação de 78,8Km – soma dos segmentos dos entornos dos Municípios de Mafra/Papanduva/Monte Castelo/Santa Cecília (SC)/São Cristóvão do Sul/Ponte Alta/Correia Pinto/Lages (SC)
  • Garantia da execução dos recursos para a conclusão das obras
  • Garantir investimento de Conservação, Restauração e Manutenção (CREMA)
  • Garantia da execução dos recursos para a conclusão das obras de ampliação de capacidade
  • Garantir investimento de Conservação, Restauração e Manutenção (CREMA)
  • Dar celeridade no processo de federalização no segmento entre São Miguel do Oeste e Itapiranga
  • Garantir investimento de Conservação, Restauração e Manutenção em todo o segmento (CREMA)
  • Projetar e construir o complexo ferroviário intermodal catarinense, composto pelas ferrovias Leste-Oeste e Litorânea, integradas aos portos catarinenses e à malha ferroviária nacional

Por que a urgência de novos investimentos nas BRs?

Porque hoje a situação é insustentável. Quem transita pelas rodovias convive com a falta de segurança, graves acidentes, falta de manutenção adequada, filas a qualquer hora do dia. Quem precisa transportar a produção para os portos e para os mercados consumidores ou receber matérias-primas enfrenta o alto custo logístico e atrasos nas entregas por conta dos congestionamentos, por exemplo.

A economia catarinense é uma das que mais cresce no Brasil. Contudo, os investimentos na nossa infraestrutura de transporte não acompanham o desenvolvimento econômico. E, por conta disso, chegamos ao limite. Se nada for feito, em breve nossas BRs vão parar!

Acesse o site da campanha BR-101

2.750km

Malha rodoviária federal

68%

da matriz de transportes de SC é rodoviária

Acidentes

SC é o 2° estado do país em quantidade de acidentes por 100 km

Mais investimentos, mais segurança

A campanha SC Não Pode Parar tem um foco muito claro também na melhoria da segurança para os usuários das nossas rodovias. Santa Catarina faz parte de uma triste estatística: está entre os estados que lideram o ranking de acidentes. Por isso, entre as ações está uma campanha educativa para conscientizar os motoristas para as boas práticas no trânsito. Elas salvam vidas!

Por que investir mais em rodovias? Cadê as ferrovias?

Santa Catarina precisa diversificar sua matriz de transportes e construir o complexo ferroviário catarinense. Inclusive, o estado tem um dos complexos portuários mais importantes da América do Sul, mas que não tem ligação por trem. Porém, a implantação de ferrovias é um projeto de longo prazo. Enquanto isso, o estado precisa ter eficientes corredores rodoviários para escoar a produção e para que o usuário possa trafegar pelas estradas com segurança e tranquilidade.

Agenda estratégica para infraestrutura de transporte e a logística catarinense

Conheça as demandas de SC em infraestrutura

Todos os anos, a FIESC lança uma agenda que contempla as demandas catarinenses na área de infraestrutura de transportes, considerando as matrizes: Planejamento, Investimento e Política e Gestão. É um documento detalhado que mostra as necessidades nos modais:

  • Rodoviário
  • Ferroviário
  • Aeroviário
  • Portuário
  • Aquaviário
Acesse a agenda

SC precisa de atenção!

A melhoria da infraestrutura de transportes de Santa Catarina é uma bandeira permanente da FIESC. O tema é tão relevante que as demandas do estado na área estão detalhadas no livro: Proposta para inserção de SC no contexto logístico nacional. Questões sobre infraestrutura e mobilidade urbana estão cada dia mais presentes no cotidiano das pessoas e na vida em sociedade. É um tema que diz respeito a todos nós. Por isso, a campanha “SC não pode parar” é dos catarinenses!

Conheça a proposta
Proposta para Inserção de Santa Catarina no contexto logístico nacional

Patrocinadores

Aurora Multilog Pamplona Portonave Porto Itapoá FAESC Fetrancesc Manoel Marchetti Aurora Multilog Pamplona Portonave Porto Itapoá Fetrancesc Manoel Marchetti

Seja também um apoiador dessa causa. Entre em contato pelo e-mail: scnaopodeparar@fiesc.com.br