Equipamento construído com garrafas PET alcançou a marca de 341 metros no lançamento; foi projetado por estudantes do nono ano do fundamental

Florianópolis, 30.10.2025 – A Escola SESI de Referência de Joinville conquistou o bicampeonato na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada em Barra do Piraí (RJ).

A equipe formada pelos estudantes Júlio de Pieri Tonelli, Bernardo Fischer May e Eliab Mattos, todos do 9º ano, alcançou a marca de 341 metros no lançamento.

O grupo contou com a orientação da professora Francielly de Souza, da área de Ciências da Natureza, e do professor Dario Macagnan, especialista de Ensino do SENAI.

O foguete foi construído com garrafas PET, ogivas impressas em PLA com tecnologia 3D e aletas em resina produzidas por manufatura aditiva.

LEI DE NEWTON

A propulsão foi gerada por ar comprimido e água, em um sistema que aplica princípios da Terceira Lei de Newton, a mesma utilizada em foguetes reais.

Esta tecnologia experimental é amplamente usada em projetos educacionais para demonstrar, de forma prática e segura, conceitos fundamentais de Física e Engenharia.

Para Daniel de Aviz, gerente de Operações do SESI e SENAI, competições como a OBAFOG unem aprendizado e desenvolvimento humano.

“Estas experiências estimulam habilidades técnicas e competências socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas, essenciais para a formação integral dos nossos estudantes.”

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn