Florianópolis, 30.10.2025 - A Federação das Indústrias de SC (FIESC) apresentou para a equipe técnica do Ministério dos Transportes um diagnóstico da precariedade logística de Santa Catarina e seus desafios. A ideia é que as informações subsidiem o Ministério na elaboração de um Plano Nacional de Logística (PNL) que atenda também as demandas catarinenses. Em reunião da Câmara de Transporte e Logística da Federação realizada na quarta-feira (29), a entidade apresentou estudos técnicos sobre a malha rodoviária, propostas para corredores logísticos multimodais e obras estratégicas detalhadas na Agenda Estratégica para a Logística Catarinense – 2026. Os documentos incluem ainda transporte dutoviário, essencial para a interiorização do gás em SC.
Na ocasião, a FIESC reiterou sua preocupação com a não inserção de SC nos estudos preliminares do Plano, principalmente em relação aos dados de movimentação portuária no estado.
“É muito importante considerar os fluxos de cargas de valor agregado características do Estado, dada sua atividade industrial. Santa Catarina precisa estar atenta para a inserção de seus corredores e demandas neste plano, que vai determinar os investimentos prioritários para o Brasil”, afirmou o Presidente da FIESC, Gilberto Seleme.
A subsecretária de fomento e planejamento do Ministério, Gabriela Monteiro Avelino, detalhou a nova metodologia de elaboração do PNL, realçando a busca de maior transparência, inclusão de riscos socioambientais e escuta ativa do setor produtivo e de gestores públicos, possibilitando maior transparência ao processo. A intenção é entregar ao país um plano mais realista, que atenda às necessidades do setor produtivo e que seja efetivamente executado.
“Na nossa visão, isso demanda um plano mais detalhado e específico, levando em conta as dores do setor produtivo”, explicou.
Durante a reunião a FIESC se colocou à disposição para apoiar tecnicamente o desenvolvimento do Plano, já tendo contribuído com análises técnicas, estudos e propostas durante todos os encontros presenciais e nas diversas consultas públicas realizadas. A Federação industrial propôs aos representantes do Ministério dos Transportes a realização de reunião técnica com especialistas na área e representantes de todos os modais de transporte do Estado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 
 
                           
 
 
 

 
                         
                     
                    