Florianópolis, 5.12.2025 – Projetos desenvolvidos ao longo do Master Business Innovation (MBI) em Smart Cities, do UniSENAI/SC, foram apresentados na banca final realizada nesta sexta-feira (5). Ao todo, 13 projetos com foco em eficiência urbana, bem-estar da população e sustentabilidade ambiental foram desenvolvidos ao longo da formação.
Entre as soluções, estão ferramentas digitais para mapeamento de riscos ambientais, otimização de rotas e redução de tempo no transporte coletivo, gestão inteligente de pavimentos urbanos com apoio de inteligência artificial, plataformas de empregabilidade e integração de bases de dados municipais. Também foram apresentados protótipos para comunicação visual em múltiplos idiomas, aplicativos voltados ao bem-estar e soluções para turismo e mobilidade sustentável.
Os projetos foram avaliados por banca especializada, com participação de representantes do UniSENAI e convidados externos.
A atividade marcou o encerramento oficial da turma que, na quinta-feira (4), visitou a Cidade Pedra Branca, bairro planejado em Palhoça, e a Casa Hurbana, em Florianópolis. A edição de 2025 também contou com imersões presenciais em Joinville, Curitiba e Barcelona.
“A partir das experiências de 2023 e 2025, ampliamos conteúdos e metodologias para seguir oferecendo soluções alinhadas às demandas da indústria e das cidades”, antecipa a pró-reitora do UniSENAI, Bárbara Mellado.
O MBI Smart Cities é uma formação inédita no país e integra o portfólio do UniSENAI, formando profissionais capazes de atuar em inovação urbana por meio do design de serviços, tecnologia, políticas públicas e gestão estratégica. O curso permite que os projetos desenvolvidos em sala sigam evoluindo para implementação em empresas, órgãos públicos e iniciativas sociais.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
