Mais de 700 jovens do Alto Vale passaram a conciliar trabalho na indústria e formação profissional por meio da Aprendizagem Industrial do SENAI.

Em 2025, o Alto Vale teve um avanço expressivo em relação ao futuro do trabalho. Mais de 700 jovens - de Ituporanga, Aurora, Rio do Sul, Pouso Redondo, Taió, Salete, Ibirama e Presidente Getúlio - ingressaram em indústrias, ao mesmo tempo em que iniciaram uma formação profissional nos 13 cursos de Aprendizagem Industrial oferecidos pelo SENAI. 

O desempenho do programa ganha mais relevância quando se observa o cenário econômico atual. O Brasil registrou, no último trimestre (agosto, setembro e outubro), a menor taxa de desemprego da série histórica: 5,4%. Enquanto Santa Catarina se consolidou novamente com a menor taxa do país: 2,3%. 

“Isso reforça nosso estado como referência nacional em empregabilidade e ambiente industrial competitivo”, comenta Fabiano Bachmann, gerente regional SESI/SENAI/IEL para o Alto Vale.

Esse cenário se repete no Alto Vale, uma das regiões mais industrializadas de Santa Catarina. Com forte presença dos segmentos metalmecânico, têxtil, plástico, eletrometalúrgico, alimentos e engenharia, a região tem registrado crescimento constante na geração de empregos formais. Somente em Rio do Sul, que concentra o maior polo econômico, o estoque de empregos aumentou em 4% de 2024 para 2025, passando de 31 mil para 33 mil postos de trabalho. 

“Com este crescimento do setor industrial, a necessidade de mão de obra qualificada também aumenta, tornando a Aprendizagem Industrial uma das opções para suprir a demanda”, acrescentou Fabiano.

O que é a Aprendizagem Industrial

A Aprendizagem Industrial é um programa gratuito que une formação técnica no SENAI e experiência nas indústrias. As vagas são disponibilizadas pelas empresas, que precisam cumprir a cota legal de aprendizes. Após o processo seletivo, o jovem é contratado com carteira assinada e inicia sua formação profissional integrada à prática na empresa.

“Desde o primeiro dia, o aprendiz atua como trabalhador formal, desenvolvendo competências técnicas, profissionais e comportamentais diretamente conectadas às demandas das empresas”, conta Jeferson Luiz Prestes, coordenador de Educação Profissional do SENAI Alto Vale. 

Para participar, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos (sem limite de idade para PcD) e estar estudando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental ou já ter concluído o Ensino Médio.

Benefícios para os jovens

Carteira assinada, com férias, 13º, FGTS e vale-transporte;
Remuneração proporcional ao salário mínimo-hora;
Curso gratuito no SENAI;
Vivência prática no ambiente real de produção;
Certificação reconhecida nacionalmente;
Altas chances de efetivação;
Aumento na renda familiar.

Por que as indústrias do Alto Vale investem em aprendizes

Em Santa Catarina, a indústria responde por 28,7% das movimentações econômicas. O Alto Vale contribui significativamente para esse resultado pela diversidade e pela força dos setores industriais instalados na região. 
Com o avanço tecnológico, a automação e a modernização dos processos, as indústrias do Alto Vale têm buscado profissionais com formação cada vez mais técnica. Por isso, o objetivo da Aprendizagem Industrial é oferecer cursos alinhados às demandas reais das fábricas. 

“Em um ambiente de baixo desemprego e alta competição por profissionais qualificados, o investimento em aprendizes torna-se uma estratégia de impacto imediato e sustentável,” afirma Fabiano Bachmann.

Principais benefícios da Aprendizagem Industrial apontados pelas empresas

Formação personalizada e adaptada à área produtiva;
Programa 100% gratuito para indústrias associadas à FIESC;
Elevação da produtividade;
Redução da rotatividade e maior retenção de talentos;
Jovens mais preparados e alinhados à cultura da empresa;
Acompanhamento próximo do SENAI durante todo o contrato;
Formação de gestores para conduzir o processo de aprendizagem.

Cursos oferecidos em 2025

Dos 700 jovens que iniciaram na Aprendizagem Industrial em 2025, 350 já concluíram os cursos. Os demais deverão se formar até abril de 2026.

Rio do Sul
Assistente Administrativo
Assistente em Processos de Apoio da Indústria Metalmecânica
Desenhista Mecânico
Eletricista Industrial
Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial
Operador de Manutenção Eletromecânica
Programador de Sistemas de Informação
Operador Polivalente da Indústria Metalúrgica
Operador na Fabricação de Equipamentos de Refrigeração e Conservação
Assistente em Processos de Gestão e Controle de Materiais

Salete
Programador de Sistemas de Informação

Ibirama
Assistente em Processos de Apoio da Indústria Metalmecânica
Assistente em Processos de Gestão e Controle de Materiais

Como participar

Os jovens interessados podem acompanhar as vagas diretamente nas indústrias da região ou buscar orientação com o SENAI:

WhatsApp SENAI Alto Vale: (47) 98412-6117
Atendimento: segunda a sexta-feira — 7h45 às 11h45 e 13h às 22h
Cursos e informações: https://cursos.sesisenai.org.br/
 

Com informações de Assessoria de Imprensa FIESC Alto Vale do Itajaí

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn