Formações foram concebidas em parceria com empresas de referência nos respectivos segmentos e serão ofertadas no primeiro semestre de 2026

Florianópolis, 2.12.2025 – O Conselho Universitário do UniSENAI/SC aprovou nesta terça (2) duas novas pós-graduações estratégicas para ampliar a formação tecnológica e atender às demandas da indústria: Aplicações Robóticas Industriais, criada em parceria com as empresas Kuka e Schunk, e o MBI em Food Tech: Segurança e Processos de Proteínas Alternativas, desenvolvida com a Netzsch. 

De acordo com o diretor regional do SENAI, Fabrízio Pereira, as formações reforçam o movimento da instituição de expandir seu portfólio em áreas de alto impacto tecnológico e fortalecer a conexão entre educação, inovação e indústria. “Ter parceiros que são referência global em robótica e food tech eleva a qualidade da formação e garante que nossos acadêmicos cheguem à indústria preparados para os desafios do setor”, frisa.

Ofertas para 2026

A nova pós-graduação em Aplicações Robóticas Industriais, ofertada pelo campus Joinville, terá 90 vagas, carga horária de 390 horas e contará com imersões presenciais para prática em ambiente tecnológico avançado.

Já o MBI em Food Tech: Segurança e Processos de Proteínas Alternativas será ofertado pelo campus Chapecó, também com 90 vagas, na modalidade 100% EAD, alinhado à expertise do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, além das demandas crescentes da indústria por soluções inovadoras em proteínas alternativas.

Nova graduação 

Entre outras deliberações, o Conselho aprovou a criação do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, estruturado em alinhamento com demandas do Departamento Nacional do SENAI e integrado ao UniSENAI.digital. A oferta se inicia em 2026 e atenderá o programa Universitários da Indústria, do SESI Departamento Nacional, com bolsas integrais para estudantes egressos dos cursos técnicos de Automação Industrial e Mecatrônica.

Segundo Felipe Morgado, superintendente de educação profissional e superior do SENAI Nacional, a nova legislação da educação a distância representa uma oportunidade estratégica para o SENAI, já que exige maior presença física e infraestrutura robusta, pontos em que a instituição se destaca. “Essa estratégia nacional está orientada para atrair egressos do SESI ao ensino superior do SENAI, fortalecendo a trajetória formativa dos estudantes e ampliando o ingresso qualificado na indústria”, ressalta.

O gerente executivo de inovação e tecnologia do SENAI, Mauricio Pauletti, complementa afirmando que a robótica é um tema central para os Institutos SENAI de Inovação. “Estamos desenvolvendo um centro completo de robótica em Joinville que, além de atender projetos da Petrobras, terá impacto direto no avanço tecnológico de setores como automotivo, aeroespacial, energia, naval, mineração, transporte e demais segmentos industriais que demandam automação avançada”, afirma.

O UniSENAI apresentou ainda um panorama dos principais resultados de 2025, destacando o avanço em pilares estratégicos como hands on, conexão tech e empreendedorismo, que orientam a formação prática e alinhada às demandas da indústria. A reunião também avançou na construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (2026–2030), com apresentação da linha do tempo, consolidação da Matriz de Alinhamento Estratégico (MAPA) e integração das contribuições colhidas nas pró-reitorias.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn